“PROCESSO DE TRABALHO EM ENFERMAGEM”

 

DATA: 08 de agosto de 2011

1ª AULA: CONHECENDO O CURSO, A TURMA, A DISCIPLINA E ENTENDENDO O PORTFÓLIO

O curso de enfermagem da UFPE adota a partir do 2º semestre de 2011, uma nova grade curricular.

Hoje iniciamos repletos de ansiedades, apreensões e dúvidas o 1º período da 2ª entrada de 2011 e como primeira aula tivemos a disciplina “PROCESSO DE TRABALHO EM ENFERMAGEM”. Contamos com a presença da professora Márcia Linhares e da Residente de enfermagem em Saúde da Família Andresa Tabosa.

Começamos a aula com a apresentação dos professores, do espaço físico do departamento de enfermagem e da disciplina, mostrando que ela tem como principal objetivo vivenciar a enfermagem desde o primeiro período, estudando a história da enfermagem, como funciona a legislação em relação à enfermagem e a saúde do trabalhador. Em seguida começamos a apresentação dos alunos, sobre quem somos e nossas expectativas diante do curso. Com essa dinâmica foi possível entender que as expectativas, ansiedades, medos e propósitos de todos são bem parecidos, embora alguns tenham dúvidas em relação à profissão e o encaminhamento do curso, em geral, todos têm o mesmo propósito, se dedicar ao curso, se tornando um profissional exemplar, ou seja, fazer a diferença.

 

A CONSTRUÇÃO DO PORTFÓLIO

Como primeira atividade, foi proposta para nós a elaboração de um portfólio, que visa o acompanhamento das aulas e o entendimento da mesma pelo aluno, gerando uma auto-avaliação contínua dos conhecimentos absorvidos.

O portfólio vem como proposta de aprendizagem e avaliação do estudante, mas também permite que o professor reflita sobre suas condutas pedagógicas.

Uma concepção mais caracterizada, uma prática transformadora, contextualizada e negociada pode começar a ser construída, tendo a avaliação dentro do processo didático e não fora dele. Esta avaliação acontece na intimidade da sala de aula onde a relação professor – aluno é mais estreita, especialmente na auto-avaliação feita pelo aluno e pelo professor individual e/ou coletivamente (CORTESÃO, 1993).

A apresentação do portfólio, busca romper o formal, facilitando a comunicação entre professores e alunos, com colocação da reflexão do estudante sobre seu próprio entendimento e desenvolvimento em sala de aula, ou no campo estudado. O local onde será produzido esse entendimento é chamado de continente, podendo ser apresentação de power point, literatura de cordel, álbum, diário, blog, e da forma escolhida por mim, o site, dentre outros.

Neste método de diálogo, o educando irá elaborar de forma contínua um documento com a interpretação e o julgamento dele diante das informações, promovendo seu desenvolvimento reflexivo, enriquecendo seu nível conceitual e ajudando no aprendizado consciente.

O aluno cria uma espécie de testemunho da sua ação em cada etapa da aprendizagem; é a memória de diversos momentos que envolve um inter-relacionamento dinâmico do psicológico com o pedagógico. Anseios, dificuldades, conquistas, formas de pensar, de ser, agir são mostradas. A característica de continuidade permite que ambos, professores e alunos, percebam os progressos individuais e coletivos.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ALVARENGA, Georfrávia. Portfólio: o que é e a que serve? Olho Mágico, vol. 8, nº 1. Jan./abr. 2001. Disponível em:  .ccs.uel.br/olhomagico/v8n1/portfol. htm>. Acesso em: 14 de agosto de 2011.

CORTESÃO, L. Avaliação formativa: que desafios? Portugal: Asa, 1993.