DATA: 12 de setembro de 2011.
8ªAULA : REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO
A aula foi ministrada pela professora Iracema Frazão. O primeiro momento foi marcado pela explicação sobre as aulas, onde serão abordados:
- 1º Profissional (introdução do que é trabalho)
- 2º Deontologia (ética do trabalho de enfermagem)
- 3º Saúde mental do trabalhador
Fomos questionados sobre o que é trabalho. O conceito construído pela turma foi:
- Prestação de serviço;
- Recursos para obter subsistência (suficiente para viver);
- Realização
- Meio de vida;
- Relacionamento;
- Viver;
- Acumulação.
Ainda fomos perguntados se só o ser humano trabalha e respondemos que não, todos os animais também trabalham, porém por instinto.
REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO
O que significa trabalhar?
- Os primeiros trabalhadores eram basicamente manuais (agricultura, cerâmica)
- Desde os primórdios o homem sempre trabalhou
- Perspectivas evolutivas: homem das cavernas (caça, fogo, atividade para subsistência, para sobreviver).
- Perspectiva criacionista: antes mesmo do pecado (cuidando do jardim – Adão e Eva).
Tripalium (vem do latim – instrumento de tortura) daí a idéia do trabalho como sofrimento, devido ao trabalho ser feito pelos escravos.
Planejamento e resultado – proporcionando felicidade.
* A professora nos questiona se o trabalho de enfermagem é um prazer ou um sofrimento.
A turma responde que para nós é um prazer.
* Sabemos que todo trabalho tem seus problemas, mas que sempre precisa ser feito com PRAZER.
Para Max (DÓCLUS, 2008):
É uma atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual necessária para a realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento, maneira de trabalhar a matéria, com manejo ou a utilidade de instrumentos de trabalho – o trabalho humano envolve raciocínio, planejamento, nos animais irracionais é por instinto.
PROCESSO DE TRABALHO
Modo como se organiza o trabalho para uma atividade produtiva.
Elementos do processo de trabalho:
- Objeto de trabalho (elementos sobre os quais ele ocorre: recursos de ambiente e matéria prima). Na enfermagem, o seu objetivo é o SER HUMANO.
- Instrumento (ferramenta): infra-estrutura e ingredientes/componentes.
- O trabalho em si (ação executada)
O TRABALHO NA HISTÓRIA
O trabalho é tão antigo quanto o homem. Em todo o período da pré-história, o homem é conduzido, direta e amargamente, pela necessidade de satisfazer a fome e assegurar sua defesa pessoal. Ele caça, pesca e luta contra o meio físico, contra os animais e contra os seus semelhantes, tendo como instrumento as suas próprias mãos (REIS).
Para Santo Agostinho: o trabalho era considerado prevenção do ócio (afastando maus pensamentos e a mente vazia).
Esse pensamento até hoje é citado pelos mais velhos.
Período escravagista: os escravos eram considerados seres de “segunda categoria”, sendo um período marcado pelo trabalho braçal, então, nessa época o trabalho passa a ser associado a coisa ruim.
Sociedade pré-industrial (MAX): época da atividade de transformação da natureza, onde o homem domina todo processo, desde o planejamento até a execução (onde o homem fazia parte de todo processo).
Período industrial: é um período marcado pela padronização do processo, onde cada indivíduo passa a ser responsável por uma determinada etapa deste processo.
* Na enfermagem: o enfermeiro da equipe (trabalho intelectual) não deve delegar trabalho partido, pois o paciente deve ser acompanhado de forma integral. Exemplo: não deve se delegar a um técnico de enfermagem que ele afira apenas os sinais vitais de todos os pacientes e sim avaliar e acompanhar um paciente, e nele efetuar todos os procedimentos.
Com o advento da burguesia e das indústrias a força de trabalho não controla mais as etapas do processo de trabalho.
O processo de trabalho é fragmentado com a separação entre atividade intelectual e atividade manual (se especializando).
A atividade manual é desprestigiada em relação à atividade intelectual.
O TRABALHO E O CAPITALISMO
Com o capitalismo, o produto do trabalho do homem não lhe pertence. Onde o padrão paga pela força de trabalho um valor determinado pela economia de mercado, a despeito do seu valor. Vale a lei da oferta e da procura.
O PROCESSO DE TRABALHO NOS MODELOS:
TAYLORISTA
O Modelo de organização do trabalho mais difundido no mundo está ligado à obra de Frederick W. Taylor, engenheiro mecânico de origem norte-americano, e consolidado num livro intitulado Princípios de Administração Científica de 1911. Taylor iniciou sua vida profissional como aprendiz de torneiro e subiu rapidamente para os postos de gerência, à medida que publicava sua obra, por intermédio da ASME – American Society of. Mechanical Engineers, foi-se transformando num verdadeiro guru. Taylor adquiriu grande parte dos seus conhecimentos e idéias na observação do cotidiano. Para Taylor, a ineficiência está, relacionada, ao mau uso dos recursos humanos, teria um custo ainda mais significativo do que os custos decorrentes do uso ineficientes dos recursos materiais. A proposta que ele desenvolveu buscava resolver cientificamente o uso eficiente dos recursos humanos. O cronômetro foi o instrumento básico da metodologia proposta por Taylor, que se consolidou no chamado Estudo de Tempo e Movimentos. A proposta era a de medir o tempo de cada um dos movimentos de uma atividade produtiva e então, a partir de uma análise crítica dos movimentos necessários (separando movimentos dos operários e movimentos de máquinas) reorganizá-los para com isto minimizar o tempo total da atividade.
A abordagem taylorista – era centrada sobre o posto de trabalho e partia da premissa de que se cada trabalhador isoladamente estivesse operando com o máximo de eficiência, a produtividade da empresa seria também maximizada (TRIPOD).
- Um grupo pequeno com um chefe;
- Fragmentação do trabalho em tarefas;
- Um alto grau de centralização das decisões;
- Controle cerrado e complexo;
- O objetivo da ação de organizar tem como foco para o lucro das atividades rápidas e não para o trabalhador. Não tendo, ao organizar o trabalho, uma preocupação com os problemas de ordem pessoal daqueles que vão ocupar a função.
Exemplo prático: trabalho de grupo feito na sala – onde há divisão de assuntos para pesquisa e para as apresentações, onde um não sabe dos assuntos dos outros, mostrando que nossas ações têm origem do TAYLORISMO.
Características:
- Tarefas organizadas;
- Seguindo sequência obrigatória;
- Atividades repetitivas;
- Estudo dos tempos e movimentos;
- Elaboração de padrões de ritmos intensos;
- Ampliou o abismo em relação à elite administrativa, era o pensante e o proletariado ignorante.
HENRY FORD
Chegou com intuito de aperfeiçoar o Taylorismo.
Com o trabalho rápido, o empresário ganhava mais dinheiro e pagava mais aos trabalhadores, com intuito de compensar o aumento da jornada de trabalho, criou também uma vila para esses trabalhadores, visando a disponibilidade para o trabalho.
Nos dias de hoje percebemos que a contribuição de Ford ainda perdura. Como exemplo os manuais técnicos, a divisão das funções, criação de estratégia comercial. E até mesmo a produção em série de determinados produtos, apesar de algumas empresas não trabalharem mais com essa última, para poderem conquistar o público com produtos personalizados (flexibilização da produção) com sua adequação à demanda.
O modelo adotado por Ford passou por evoluções, resultantes do desenvolvimento tecnológico e das transformações nas relações econômicas e sociais, contribuiu de forma significativa para transformação do sistema de produção, mudando assim definitivamente a concepção de industrialização (GUIMARÃES JUNIOR, 2005).
- Filme: A história da indústria
Assistimos um trecho do filme de Charlie Chaplin – A história da indústria, onde ele trabalhava apertando parafuso, cumprindo ordem de um chefe que é a base intelectual, onde o trabalhador como “Ser humano” não é valorizado, visando apenas à produtividade e o capital oferecido por ele.
CARACTERÍSTICA DO TRABALHO
O ideal para a saúde do trabalhador é um trabalho justo (salário justo, carga horária justa). Com um salário de forma a permitir uma vida digna, para o trabalhador e para sua família.
- Então o que seria um trabalhador digno?
É um trabalho com condições adequadas, sem constrangimento, ambiente adequado, estabilidade no emprego, com reconhecimento, valorização e boa remuneração.
- Trabalho que não são ainda remunerados?
Tarefas domésticas, atendimento a situação de dependência.
Refletimos sobre a questão cultural, pois ainda nos dias atuais, o sexo feminino ainda é desvalorizado e mal remunerado.
MODALIDADES DE TRABALHO
-
Vinculo
- Formal
Há um compromisso mútuo entre empregado e empregador, através de leis que regulamentam todo processo.
Garantia de direitos e benefícios sociais da CLT (Consolidação a Lei do Trabalho) ou do Estatuto (piso salarial, férias, licença remunerada, aposentadoria).
- Autônomo
Que exerce por conta própria atividades econômicas com fins de acordo com o que trabalhar. Tem direito a aposentadoria ou licença, pois contribui para o INSS, porém não tem férias remunerada.
- Informal
Trabalho sem vínculo ou benefícios. Não tem carteira assinada, “faz um bico.”
-
Novas modalidades
- Terceirização
Transferência de uma determinada atividade para ser realizada, como um prestador de serviço. Não presta conta ao estabelecimento que faz o trabalho tem carteira assinada.
- Cooperativas
Associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva. Cada cooperado é autônomo, não tendo direito a aposentadoria, férias e licença remunerada, a não ser que contribua para a previdência.
- Escravidão
Trabalho forçado;
Jornada exaustiva;
Condições degradantes;
De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a escravidão é “todo trabalho ou serviço exigido de um indivíduo sob ameaça de uma pena qualquer para o qual não se apresenta voluntariamente.”
Ainda existe escravidão no Brasil, mesmo sendo passado o período abolicionista. Para o artigo 149 do Código Penal Brasileiro a escravidão é “crime”.
- Filme: A liga (trabalho escravo): no filme mostra que a escravidão no Brasil ainda é grande, e 80 % dessas pessoas são trabalhadores rurais. Onde essas pessoas são usadas como objeto de trabalho.
MODALIDADE DE TRABALHO
Grandes grupos ocupacionais:
- Segundo Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)
* Adaptação da CBO:
- Forças armadas, policiais e bombeiros militares;
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações;
- Profissionais das ciências e das artes;
- Técnico de nível médio;
- Trabalhadores de serviços administrativos;
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comercio em lojas e mercado;
- Trabalhadores agropecuários, florestais, da caça e pesca;
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais;
- Trabalhadores da enfermagem;
- Trabalhadores da manutenção e reparação em geral.
Segundo grau de capacitação exigido:
- Qualificado – grau de aprendizagem e conhecimento;
- Não-qualificado.
Vimos algumas fotos comparativas, de acordo com sua valorização. Como exemplo:
- Fisioterapêuta x cortador de grama;
- Pedreiro x engenheiro;
- Cozinheiro x chefe de cozinha
O que difere entre esses trabalhadores é a qualificação, o local de trabalho, o ser de estudo e a diferença entre trabalho braçal e intelectual.
Concluindo que o que torna uma profissão mais ou menos valorizada é a sua qualificação, o ser de estudo e o uso intelectual.
*Para o enfermeiro é importante o uso do raciocínio para ser valorizado, colocando em prática a capacidade de pensar.
-> A aula de hoje teve como objetivo observar o ser humano como um todo e a importância de estudar e se qualificar em busca de um reconhecimento como profissional.
PROPOSTAS DE TRABALHO
De acordo com as modalidades:
1ª etapa – entrega dia: 26 de setembro de 2011.
Escolher 10 profissões – CBO.
Profissões |
Classificação das ocupações |
Forma de vínculo |
Tipo de vínculo |
Qualificação |
Tipo de atividade |
Direitos |
Coordenador de TI |
Grupo 5 |
Formal |
Empregado |
Qualificado |
Atividade predominantemente intelectual |
Todos os direitos |
Gari |
Grupo 10 |
Formal |
Empregado |
Não qualificado |
Atividade predominantemente manual |
Todos os direitos
|
Pedreiro |
Grupo 10 |
Informal |
Avulso |
Não qualificado |
Atividade predominantemente manual |
Não tem direitos |
Professor de curso técnico |
Grupo 3 |
Informal |
Temporário |
Qualificado |
Atividade predominantemente intelectual |
Não tem direitos |
Vendedor ambulante |
Grupo 6 |
Informal |
Avulso |
Não qualificado |
Atividade predominantemente manual |
Não tem direitos |
Servente |
Grupo 6 |
Formal |
Empregado/Terceirizado |
Não qualificado |
Atividade predominantemente manual |
Todos os direitos |
Vigilante |
Grupo 6 |
Informal |
Avulso |
Não qualificado |
Atividade predominantemente manual |
Não tem direitos |
Médico |
Grupo 3 |
Informal |
Cooperativado/ Autônomo |
Qualificado |
Atividade predominantemente intelectual |
INSS |
Empregada doméstica |
Grupo 10 |
Informal |
Doméstico |
Não qualificado |
Atividade predominantemente manual |
Não tem direitos |
Enfermeira |
Grupo 9 |
Formal |
Empregado |
Qualificado |
Atividade predominantemente intelectual |
Todos os direitos |
REFERÊNCIAS
DUCLÓS, Miguel. A Maturação do pensamento de Marx. Trabalho originalmente apresentado para a cadeira de Filosofia Geral – FFLCH-USP, 2008. Disponível em: < https://www.consciencia.org/marx.shtml?cp=2>. Acesso em: 25 de set de 2011.
GUIMARÃES JÚNIOR, José Carlos. Henry Ford. Administradores: o portal da administração. 2005. Disponível em: < https://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/henry-ford/10906/>. Acesso em: 25 de set de 2011.
REIS, Jair Texeira. História do Trabalho e seu conceito. Disponível em:
TRIPOD. O modelo Tayorista – Fodista. Disponível em: . Acesso em: 25 de set de 2011.